Maitê Bueno
artista visual e cientista urbana
Poemas Visuais
A lagarta e a esperança
Poesia, Imagens e Edição Maitê Bueno
Maio de 2020
DIVIDO-ME
Poesia e Performance Maitê Bueno
Trilha e Sound Design Adriana Norat
Imagens e Edição Maitê Bueno
Março de 2020
Noite Vadia
Poesia e Performance Maitê Bueno
Trilha e Sound Design Adriana Norat
Imagens e Edição Maitê Bueno
Março de 2020
Bloco de Notas
Bloco de Notas é uma viagem ao mundo particular de Maitê Bueno. O vídeo arte reúne, selfies, poesias e textos autorais da artista e notas e poesias salvas no bloco de notas de seu celular. Os textos em nota incluem Buda, Caique Benedetti, Cavalodada, Chico Science, Henri Michaux, Mariana Bueno, Roberto Piva e Rafael Padu.
Participação de Mariana Bueno.
Trilha sonora original por Sonpekiza Trio: Paulo Bira (baixo elétrico e efeitos), Bruno Iasi (bateria e samplers) e André Senna (guitarra, samplers e efeitos) com participação especial de Adriana Norat (composição e sound design) e Beto Sporleder (sax tenor, sax soprano e clarone).
Imagens: Maitê Bueno e André Senna
Edição: Maitê Bueno
Dezembro de 2018
The Color of Dust
Direção e Edição Maitê Bueno
Direção de Arte e Trilha Adriana Norat
.......
Este curta é parte do projeto Yoke de Adriana Norat e Maitê Bueno, que propõe através da interpretação áudio visual de obras literárias, aos espectadores uma imersão à narrativa, um convite à reflexão.
.......
Baseado no Poema de Fernando Pessoa
.......
"Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo"
.......
Yoke significa união, ou unir. Também significa jugo; uma peça feita de madeira, utilizada para unir dois animais, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado. No sentido figurado, conota submissão, relação construída por obediência, ou subjugar.
Cada vez mais novas tecnologias proporcionam à pessoas diferentes formas de se relacionar, de se expressar e de compartilhar sentimentos. A velocidade e a quantidade dos acontecimentos foi intensificada, as distâncias deixaram de ser barreiras e o acesso ao outro foi facilitado por ferramentas tecnológicas. Diversificaram-se as formas de expressão do ser e as imagens nunca estiveram tão presentes.
A proposta deste trabalho é trazer uma reflexão sobre os conflitos internos humanos, instigar a discussão sobre existência de novas tecnologias, a inserção dos novos meios de comunicação nas relações interpessoais contemporâneas, o frenético processo de modernização e suas consequências para as dimensões psicológicas no cotidiano.